A “dedicação” termo usado pelo Rito York para a sagração de um templo, foi conduzida pela Comissão Especial designada pelo Grão-Mestre Barbosa Nunes, tendo na presidência o Venerável-Mestre da Loja João XXIII, Adair Roberto da Paixão, e integrada pelos Veneráveis-Mestres das Lojas Obreiros da Lei e da Verdade, Ordem e União, Pesquisas Maçônicas Brasil Central, e Templários do Oriente, respectivamente Irmãos Maurinho Mota Leite, Manoel Salustiano Tavares Rodrigues, Jacyntho Fernandes Dutra e Oclécio Pereira de Freitas.
Logo após a dedicação, adentraram solenemente ao templo o Soberano Grão-Mestre Marcos José da Silva, o Grão-Mestre Estadual Barbosa Nunes, o Grão-Mestre Estadual Adjunto Euwaldo Vaz, o Presidente da Assembléia Estadual Mauro Marcondes da Costa, o Presidente do Tribunal de Contas Guilherme Morato, o Presidente do Tribunal Eleitoral Vigilato Porto Silvério, e inúmeros Deputados Federais, Estaduais, Conselheiros Estaduais, Secretários Gerais, Estaduais e Assessores.
Várias homenagens foram prestadas e feitos pronunciamentos detalhando o nascimento do Rito de York em Goiás, sempre fazendo referencia ao pioneiro em nosso Estado, que se encontrava presente, Conselheiro Federal, Irmão Henrique Maurício Fanstone, também sendo enfatizado por todos oradores a grande contribuição dos Grão-Mestres Honorários, José Ricardo Roquette e Alcides Luiz de Siqueira, que ao serem procurados há anos passados, pelos irmãos Antônio Capel Garcia, Vigilato Porto Silvério, Sebastião Felipe Filho, Carlito Mendes, Elton José, liberaram o espaço que hoje é o templo, para os trabalhos do Rito de York, local que na planta inicial era destinado a um auditório. Foram citados também como grandes colaboradores os Irmãos Adão Moreira, Aroldo Alvarenga, José Honorato, José Sidenar e José Waldir.
Usou da palavra em nome das Lojas, o Venerável Oclécio Pereira de Freitas, da Loja Templários do Oriente. Pronunciou também o Presidente da Assembléia Estadual Legislativa, os Irmãos Sebastião Felipe e Capel Garcia, concluindo com as falas do Grão-Mestre Estadual Barbosa Nunes, do Grão-Mestre Geral Marcos José da Silva, e os agradecimentos da Comissão de Dedicação, Venerável Adair da Paixão.
O Irmão Barbosa Nunes em seu pronunciamento, reconheceu o trabalho dos irmãos e das cinco lojas, fazendo destaque especial com entrega de certificados de reconhecimento aos irmãos Henrique Maurício Fanstone, Antônio Capel Garcia, Carlito Mendes, Vigilato Porto Silvério, Sebastião Felipe, Aroldo Alvarenga, José Ricardo Roquette e Alcides Luiz de Siqueira. Os demais certificados aos homenageados que não se encontravam presentes e em especial a Loja Ordem e Progresso, que abrigou os primeiros tempos do Rito em Goiás, serão entregues oportunamente em sessão maçônicas.
O Irmão Barbosa Nunes convidou para efetivarem as entregas dos certificados aos homenageados, os Irmãos Marcos José da Silva, Euwaldo Vaz, Mauro Marcondes, Guilherme Morato, Parmênio Alves, Maurinho Mota Leite, Manoel Salustiano, e o próprio Grão-Mestre fez questão de ressaltando a dedicação e humildade do irmão Alvarenga, fazer-lhe a entrega do certificado, concluindo dizendo ao Soberano, aqui está um espaço iniciado há muitos anos, com muito prazer concluído em nossa administração em parceria do GOEG com as cinco lojas e sendo efetivamente o templo mais bonito do Rito de York no Brasil, o que permite uma identidade do Rito em Goiás, não deixando de reconhecer a dedicação dos veneráveis, mas fazendo um destaque especial para o Irmão Adair Roberto da Paixão, que cuidou dos mínimos detalhes no novo templo.
O Soberano Grão-Mestre, falou sobre a maçonaria goiana, sobre os homenageados e disse com muita ênfase “este não é o templo mais bonito do Brasil, este é o templo mais bonito do mundo, pois conheço grande parte dos templos de outros países”. Terminou cumprimentando o Venerável Adair Roberto da Paixão e conclamou a todos os irmãos para se manterem unidos, sempre fortalecendo a maçonaria em Goiás.
As ultimas palavras de agradecimento foram do presidente da Comissão Instaladora, Irmão Adair Roberto da Paixão que convidou a todos para descerramento das placas comemorativas, entre elas uma de supressa preparada pelo GOEG, reconhecendo a importância do trabalho do Irmão Adair, na conclusão do templo. Logo após foi servido no salão social, um delicioso caldo com vários sabores, em um ambiente de profunda fraternidade e alegria.
Toda a cobertura do evento, disponibilizado em nosso site, foi realizada pelo Secretário Estadual de Comunicação e Informática, Irmão Abel Tolentino de Oliveira Junior, inclusive registrando o templo, possibilitando aos irmãos que acessam o site do GOEG, o conhecimento do seu interior e de seus belos detalhes.
Abel Tolentino de Oliveira Junior
Secretário Estadual de Comunicação e Informática
Grande Oriente do Estado de Goiás
http://www.gobgo.org.br/