segunda-feira, 24 de agosto de 2009

História da Loja Maçônica Asilo da Acácia 1248

GOEG ASSINA CONVÊNIO COM UTI-MÓVEL PARA MAÇONS

GOEG ASSINA CONVÊNIO COM UTI-MÓVEL PARA MAÇONS
E FAMILIARES NO PERÍMETRO URBANO DE GOIÂNIA


No dia 18 de agosto, desse exercício, foi assinada pelo Grande Oriente do Estado de Goiás – GOEG, com a empresa Vida UTI-Móvel, Convênio de Prestação de Serviço de Pronto Socorro Móvel de Emergências e Urgências Médicas para os Maçons e seus familiares, ao custo mensal de R$ 12,00 (doze reais) por pessoa, independentemente da idade.

O interessado na prestação desse serviço deverá procurar junto à Secretária de Previdência e Assistência as informações necessárias para assinatura da Proposta de Filiação, que será preenchida diretamente por pessoa funcionaria da empresa Vida UTI-Móvel, quando terá as informações úteis e necessárias para utilização desse serviço.

No dia 29/08/2009, dia da Congregação Maçônica, estará presente no pátio do GOEG a empresa Vida UTI-Móvel com uma Tenda, pessoal para orientação ao uso do serviço e Enfermeiros para aferir a pressão das pessoas que interessarem.

Esse é mais um serviço de relevância na proteção à vida posto, pelo GOEG, à disposição dos Maçons e seus familiares residentes no perímetro urbano de Goiânia.

Secretaria de Previdência e Assistência do GOEG, 24 de agosto de 2009.

Francisco Bruno de Almeida
Secretário Estadual de Previdência e Assistência

domingo, 23 de agosto de 2009

ASSEMBLÉIA ESTADUAL LEGISLATIVA HOMENAGEIA MAÇONS



ASSEMBLÉIA ESTADUAL LEGISLATIVA HOMENAGEIA MAÇONS E
GRÃO-MESTRE ANUNCIA MOVIMENTO DA MAÇONARIA GOIANA
"A FAVOR DA MORALIDADE - CONTRA CORRUPÇÃO"


Por propositura da Deputada e Cunhada Mara Merly de Pina Naves e do Deputado e Irmão Maçom Marciano Basílio de Queiroz, a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, homenageou Irmãos do Grande Oriente do Estado de Goiás e da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, com a Comenda Doutor Pedro Ludovico Teixeira.

Sessão altamente concorrida com o Plenário, galeria e dependências do Poder Legislativo Goiano, totalmente lotados com Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos, Familiares e amigos dos homenageados, bem como a participação muito bonita das nossas sobrinhas da Ordem Filhas de Jó.

A sessão foi presidida pelo Deputado Álvaro Guimarães, estando a mesa constituída por altas autoridades, entre elas o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Paulo Teles, Senadora Lúcia Vânia, Representante do Governador do Estado, Oclécio Pereira de Freitas, Representante do Prefeito de Goiânia, Miguel Tiago da Silva, Representantes dos Senadores Marconi Perilo e Demosthenes Torres, constituindo uma mesa que dignificava aquele momento.

Os dois Deputados Marciano Basílio de Queiroz e Mara Naves, fizeram pronunciamentos destacados e detalhados sobre a importância da Maçonaria e dos trabalhos realizados pelo Grande Oriente do Estado de Goiás e Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, pronunciando-se sobre as obras sociais, apoio aos jovens através da Ordem DeMolay, APJ e Filhas de Jó e ainda destacando o programa Maçonaria Contra as Drogas – A Favor da Vida.

Foram homenageados, recebendo medalhas e diplomas os seguintes Irmãos das Lojas do Grande Oriente do Estado de Goiás: Orimar de Bastos (Loja Segredo e União de Caldas Novas), João Luiz Torres Neto (Loja Liberdade e União de Goiânia), Orizomar Araújo de Siqueira (Loja Guimarães Natal de Goiânia), Albertino Luiz Ferreira (Loja União de Iporá), Ovídio Inácio Ferreira (Loja Aurora de Goiás de Goiânia), Vigilato Porto Silverio (Loja João XXIII de Goiânia), Fernando Bezerra de Albuquerque (Loja Vale do São Patrício de Ceres), José Walter Marques Faria (Loja Estrela de Luziânia), Eurico Carneiro de Oliveira (Loja Amor e Luz de Pires do Rio), Henrique Fanstone (Loja Winston Churchill de Anápolis), Nério Naves Teodoro (Loja Estrela do Oriente de Goianésia), Andrelino Inocente Teles (Loja Roteiro da Amizade de Nerópolis), José Geraldo de Oliveira (Loja Ordem e Progresso de Goiânia), João Ricardo de Podestá Botelho (Lojas Justiça e Caridade de Itumbiara e Filhos da Justiça de Goiânia) e Xupui de Carvalho Aucê (Loja Arte Real de Goiânia).

Após o pronunciamento do Sereníssimo Grão Mestre Ruy Rocha, que entre outros assuntos referiu-se ao posicionamento da CMSB, em reunião de Goiânia, conclamando um posicionamento com maior empenho dos Maçons sobre o momento que o País atravessa, o Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás, Irmão Barbosa Nunes, fez um objetivo pronunciamento, muito seguro, enfático e definido, quando anunciou o inicio do movimento intitulado “A FAVOR DA MORALIDADE – CONTRA A CORRUPÇÃO”, sendo interrompido ao meio do discurso com intensivos aplausos e ao final, todos os presentes se levantaram e novamente aplaudindo por bastante tempo.

Encerrada a sessão, os homenageados foram registrados fotograficamente pelo Secretário Estadual de Informática do GOEG, Irmão Abel Tolentino de Oliveira Júnior, cujas fotos a seguir demonstram a grandeza da sessão, quando a Família Maçônica, com mais de 500 integrantes presentes, se confraternizaram pelo momento.

O Irmão Barbosa Nunes foi constantemente cumprimentado por todos, pelo posicionamento e pronunciamento, que fazemos alguns destaques:

- O Grande Oriente do Brasil foi criado nas asas dos ideais libertários e emancipadores, que empolgavam os brasileiros nos primeiros anos do Século XIX.

- Todos nós aqui presentes, Irmãos, cunhadas e sobrinhos, nos orgulhamos desse passado, que nos dá autoridade moral para manifestar nosso incômodo, mais, nossa preocupação, mais que isto, nossa indignação.

- Será que a lógica da imoralidade vai nivelar por baixo nossos sentimentos maçônicos?

- Temos como ética, moral, honestidade, lealdade, responsabilidade, compromissos, mas será que estas palavras desaparecerão do nosso vocabulário?

- O Grande Oriente do Estado de Goiás, pela minha voz e posicionamento, manifesta-se muito triste com este momento. Mas amparado, estamos pelos clamores dos Maçons de Goiás, que ainda ontem, na cidade de Jussara, por ocasião do 27º Encontro de Maçons do Vale do Araguaia, se definiram e nos autorizaram a nos manifestarmos de público, solicitando engajamento de cada membro da Ordem, na campanha do GOEG, que hora neste Plenário oficializamos, com o seguinte titulo “A FAVOR DA MORALIDADE, CONTRA A CORRUPÇÃO”.

- Temos o apoio da Sereníssima Grande Loja, que em recente Congresso da CMSB, aqui em Goiânia e pelo pronunciamento do Sereníssimo Rui Rocha de Macedo, que nos antecedeu, firmemente se manifestaram no mesmo sentido.

- Iniciamos uma nova caminhada no Grande Oriente do Estado de Goiás, em nome de todos os Irmãos integrantes de nossa Potência. Deste momento em diante, faremos chegar às Lojas Maçônicas do Estado de Goiás e aos Grandes Orientes Estaduais do Brasil, a voz dos Maçons Goianos, manifestando nossa contrariedade com os acontecimentos atuais.

ESTÁ ANUNCIADO E LANÇADO NESTE DIA 17 DE AGOSTO DE 2009, NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, O MOVIMENTO DA MAÇONARIA GOIANA: “A FAVOR DA MORALIDADE – CONTRA A CORRUPÇÃO”

O Grão Mestre Barbosa Nunes coloca a seguir o integral texto do seu pronunciamento, comunicando que ele será remetido ao Grande Oriente do Brasil, aos Grandes Orientes Estaduais e as Lojas Maçônicas Goianas.

Solicitamos aos Veneráveis Mestres, não só de Goiás, mas do Brasil inteiro, que coloque o tema em discussão nas Oficinas, sendo o pronunciamento avaliado em Ordem do Dia ou Tempo de Estudo. Assim estaremos alcançando o povo maçônico como um todo, multiplicando com muita força nossa unidade sobre o tema.

Para ler o discurso do Eminente Grão-Mestre Barbosa Nunes, clique aqui: A FAVOR DA MORALIDADE – CONTRA A CORRUPÇÃO

Para ver as fotos deste evento clique aqui: Assembléia Estadual de Goiás homenageia Maçons

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fragmentos da história do Grande Oriente do Estado de Goiás

Fragmentos da história do Grande Oriente do Estado de Goiás


Os primórdios

Da fundação da primeira Loja Maçônica em Goiás, a Loja Azilo da Razão, na cidade de Goiás, em 1o. de agosto de 1835, até a década de 30, apenas duas Lojas foram fundadas no Estado: a Loja Paz e Amor III, de Catalão e a Loja Paz e Amor IV, de Ipameri. De 1934 a 1940 foram fundadas mais 9 Lojas.

Coincidiu esse surto de crescimento da maçonaria em Goiás, com a fundação da cidade de Goiânia, que se constituiu, portanto, num divisor na história da maçonaria goiana.

Junto com Goiânia, surgiu a Loja Liberdade e União, em 24 de junho de 1937.

Sendo a primeira Loja da nova Capital e contando entre seus obreiros personalidades influentes na comunidade, comprometidos com o progresso, a Loja Liberdade e União passou, naturalmente, a liderar os movimentos maçônicos da época. Era, quase sempre, por seu intermédio, que as demais Lojas comunicavam-se com o Grande Oriente do Brasil, tornando-se, à época, a principal referência da maçonaria goiana. Como conseqüência dessa natural liderança, foi em suas colunas que primeiro fermentou a idéia da criação do Grande Oriente Estadual.

Tentativas e Obstáculos

Os obstáculos para a criação do Grande Oriente do Estado de Goiás não eram poucos. Um dos entraves era a inexistência de três ritos diferentes em Goiás, exigia de nossas leis, à época. Para contornar esse empecilho, a Loja Liberdade e União propiciou, com seus próprios membros, a criação da Loja Ordem e Progresso II, em 1946, trabalhando no Rito Moderno (ou Francês). Com o mesmo propósito, a Loja Asilo da Acácia, fundada em 1948, adotou o rito adonhiramita. Afastado um dos principais óbices, estava aberto o caminho para a criação do Grande Oriente Estadual que, no entanto, se mostraria ainda bastante longo.

De 1948 até 1957, várias reuniões foram realizadas e algumas comissões foram formadas, com o intuito de viabilizar a fundação do Grande Oriente sem, contudo, alcançarem resultados positivos. Mas, após cada reunião e com a soma do trabalho das comissões, alguns passos preciosos eram dados rumo à criação do Oriente Estadual de nossa Potência.

Finalmente, uma reunião realizada em junho de 1957, abriu definitivamente o caminho. Dessa vez, o campo estava bem preparado e a semente foi lançada em solo fértil. Após a reunião de junho de 57, o assunto fervilhou nas Lojas, criando um clima bastante favorável, até que em 26 de outubro de 1957 fez-se a colheita da aspiração de todos, ficando criado o GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE GOIÁS, com a presença de representantes das 30 Lojas então existentes no Estado.