quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fragmentos da história do Grande Oriente do Estado de Goiás

Fragmentos da história do Grande Oriente do Estado de Goiás


Os primórdios

Da fundação da primeira Loja Maçônica em Goiás, a Loja Azilo da Razão, na cidade de Goiás, em 1o. de agosto de 1835, até a década de 30, apenas duas Lojas foram fundadas no Estado: a Loja Paz e Amor III, de Catalão e a Loja Paz e Amor IV, de Ipameri. De 1934 a 1940 foram fundadas mais 9 Lojas.

Coincidiu esse surto de crescimento da maçonaria em Goiás, com a fundação da cidade de Goiânia, que se constituiu, portanto, num divisor na história da maçonaria goiana.

Junto com Goiânia, surgiu a Loja Liberdade e União, em 24 de junho de 1937.

Sendo a primeira Loja da nova Capital e contando entre seus obreiros personalidades influentes na comunidade, comprometidos com o progresso, a Loja Liberdade e União passou, naturalmente, a liderar os movimentos maçônicos da época. Era, quase sempre, por seu intermédio, que as demais Lojas comunicavam-se com o Grande Oriente do Brasil, tornando-se, à época, a principal referência da maçonaria goiana. Como conseqüência dessa natural liderança, foi em suas colunas que primeiro fermentou a idéia da criação do Grande Oriente Estadual.

Tentativas e Obstáculos

Os obstáculos para a criação do Grande Oriente do Estado de Goiás não eram poucos. Um dos entraves era a inexistência de três ritos diferentes em Goiás, exigia de nossas leis, à época. Para contornar esse empecilho, a Loja Liberdade e União propiciou, com seus próprios membros, a criação da Loja Ordem e Progresso II, em 1946, trabalhando no Rito Moderno (ou Francês). Com o mesmo propósito, a Loja Asilo da Acácia, fundada em 1948, adotou o rito adonhiramita. Afastado um dos principais óbices, estava aberto o caminho para a criação do Grande Oriente Estadual que, no entanto, se mostraria ainda bastante longo.

De 1948 até 1957, várias reuniões foram realizadas e algumas comissões foram formadas, com o intuito de viabilizar a fundação do Grande Oriente sem, contudo, alcançarem resultados positivos. Mas, após cada reunião e com a soma do trabalho das comissões, alguns passos preciosos eram dados rumo à criação do Oriente Estadual de nossa Potência.

Finalmente, uma reunião realizada em junho de 1957, abriu definitivamente o caminho. Dessa vez, o campo estava bem preparado e a semente foi lançada em solo fértil. Após a reunião de junho de 57, o assunto fervilhou nas Lojas, criando um clima bastante favorável, até que em 26 de outubro de 1957 fez-se a colheita da aspiração de todos, ficando criado o GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE GOIÁS, com a presença de representantes das 30 Lojas então existentes no Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário