quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fundada a primeira Loja do Rito Schröder no GOEG

No sábado, dia 09/10/2011, no templo da Solidariedade (Rito de York), um dos templos do Grande Oriente do Estado de Goiás, foi fundada a primeira loja maçônica a trabalhar no Rito Schröder, com o título distintivo de "A Estrita Observância", que funcionara no mesmo local, todo primeiro domingo de cada mês no período da manhã.

A nova loja tem como seu primeiro dirigente o Irmão Rubens Ribeiro do Nascimento, o qual esta providenciando a documentação necessária para dar entrada no pedido de funcionamento provisório da loja, até a sua regularização.



Este evento contou com a presença de vários Irmãos do GOEG, GODF, GLEG, entres eles o Grão-Mestre Estadual Barbosa Nunes, o Secretário Geral de Orientação Ritualística para Rito Schröder Ari de Souza Lima, e o Secretário Estadual de Comunicação e Informática Abel Tolentino de Oliveira Junior.

O Rito Schröder, segundo a Wikipédia é um ritual maçônico utilizado por algumas lojas na Alemanha. Criado por FRIEDRICH ULRICH LUDWIG SCHRÖDER, que foi um dos reformadores da Maçonaria Alemã, e submetido aos Mestres de Hamburgo em 29 de junho de 1801, que o adotaram por unanimidade, desde logo, conquistou numerosas Lojas em toda a Alemanha e em outros países, onde passou a ser praticado, principalmente, por maçons de origem alemã e logo recebeu o cognome de seu fundador, Rito Schröder.



Segundo o site da loja maçônica Verdade e Justiça nº 16 da Grande Loja do Piauí: o Rito Schröder chegou ao Brasil em dezembro de 1855, com a fundação da Loja “Deutsche Freundschaft” (Amizade Alemã), por imigrantes alemães e suíços em Joinvile-SC. Esta Loja (Amizade Alemã), em maio de 1859 uniu-se à Loja”Zum Südlichen Kreuze”(Ao Cruzeiro do Sul), que havia sido fundada em maio de 1856, tomando a nova Loja o título distintivo de “ Deutsche Freundschaft Zum Sülinchen Kreuze” Amizade Alemã ao Cruzeiro do Sul). Infelizmente, o advento bélico fez com que o governo brasileiro, em 1917, proibisse as reuniões e o uso da língua alemã em todo o território nacional.
Esta proibição fez abater colunas todas as lojas Schröder existentes. Assim permaneceu até 24 de junho de 1958, quando ocorreu a fundação da Loja Concórdia & Humanitas nº 56, sob a jurisdição da GLMERGS, onde, então, voltou-se a desfrutar a beleza e o humanismo do genuíno Ritual Schröder, primeiramente em alemão e posteriormente em português.
No Grande Oriente do Brasil, atualmente é um dos seis ritos praticados por 34 lojas maçônicas da federação, tendo grande concentração no sul do país. Este rito também é praticado em várias lojas maçônicas das Grande Lojas, a exemplo das Grande Lojas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Piauí.


Abel Tolentino de Oliveira Junior
Secretário Estadual de Comunicação e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário